-
Arquitetos: MABIRE REICH Architectes
- Área: 3755 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:François Dantart
-
Fabricantes: Actiled, HUBLER, OberSurfaces, Röben, SIDE, SORIBA, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi desenvolvido para acomodar 750 alunos e uma Unité Localisée pour l'Insertion Scolaire (ULIS).
O Conselho Departamental optou por realizar todos os trabalhos auxiliares, como a remodelação das áreas externas, a renovação térmica e a reorganização das instalações da escola de ensino fundamental, o que possibilitou a reconfiguração do colégio para o longo prazo.
A fachada, que se estende para o sul, é destacada por um pórtico que reforça a presença da escola. Um vazio é formado entre o corpo principal da extensão e a sala de bicicletas, unidos por um amplo beiral, o que define a entrada do edifício.
O conjunto de linhas oblíquas que organiza a entrada sinaliza o acesso tanto para os alunos que chegam de ônibus pelo sul quanto para os transeuntes que utilizam a rue du collège diariamente.
A escola reafirma sua presença na comunidade, tanto no presente quanto no futuro, com um futuro complexo esportivo, para o qual já foi reservada uma área de terreno. O design do pórtico e o volume da extensão destacam o valor institucional da escola, enquanto a materialidade acolhedora dos tijolos, as cores quentes do aço corten, o desenho do suporte para bicicletas e a reintrodução da natureza no pátio anunciam, desde a entrada, as qualidades de ambiente, espaço e uso de um lugar onde se deve sentir bem para aprender, compartilhar conhecimento e participar ativamente da vida escolar.
A grade de concreto funciona como um filtro para a biblioteca, proporcionando privacidade aos alunos durante as sessões de trabalho, sem perder o contato com o exterior. A complexidade da geometria dessa segunda pele incentivou a participação ativa de todos os envolvidos no projeto e na construção no local.